quinta-feira, 19 de junho de 2014

Uma forma coletiva de preservar o meio ambiente e evitar doenças

Em caso de construções procure formas corretas de descartar o entulho

Segundo a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), é considerado meio ambiente o conjunto de condições, ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as formas. Assim, conservar o espaço em que vive é um dever de todos, e foi pensando desse modo que a Associação de Moradores desenvolveu o projeto de Mutirão de Limpeza do Jardim Primavera. “O objetivo é motivar os moradores a realizar a limpeza de seus quintais em um mesmo período evitando que os entulhos sejam jogados em locais desapropriados”, afirma o presidente da associação, Tácio Dê. 

De acordo com a engenheira ambiental Tayla Marrocos, iniciativas como o mutirão de limpeza são eficazes porque, além de preservar o meio ambiente, conscientizam e sensibilizam a população sobre problemas gerados pelo acúmulo do lixo e do entulho, bem como sobre a importância do descarte adequado. Segundo a profissional, quando esses resíduos permanecem empilhados por muito tempo, provoca sérios problemas à natureza e à saúde do homem, tornando-se habitat de inúmeras espécies peçonhentas e transmissoras de doenças, a exemplo dos ratos, baratas, o Aedes Aegypti (mosquito da dengue), cobras e escorpiões. 

“Outros problemas são odores e a redução da qualidade paisagística”, acrescenta a engenheira ambiental. Entre as doenças geradas por esses animais, a enfermeira Nathalia Valente ressalta a leptospirose, dengue, intoxicações, febre tifoide, tuberculose, conjuntivite, infecções urinárias, diarreia, lepra e pneumonia. “Outra moléstia que pode ser transmitida por um bacilo (bactérias em forma de bastonetes) é o tétano. A forma de prevenção é através do esquema vacinal completo; caso contrário, o paciente deve dirigir-se a um hospital para tratamento imediato, com soro antitetânico”, explica Nathalia.

Além disso, o descarte irregular de entulhos é um incômodo para os próprios cidadãos do bairro. Segundo o senhor Lomanto Lacerda, o que mais chama atenção em relação aos entulhos jogados nos grandes espaços é que os residentes são os grandes responsáveis. “Os próprios moradores não têm consciência, sabendo que há lugares específicos para levar os restos das construções, podas e materiais inservíveis. Eles colocam os entulhos na própria praça e isso gera  vários problemas para todos nós.” diz Lacerda.
Forma correta de descartar lixo e entulhos

O diretor da Divisão de Limpeza Pública de Itabuna, Vicente José Silva Santos, aconselha à população acontratar uma empresa especializada em recolhimento de entulho, já que a construção é particular e a prefeitura não tem o compromisso de recolher. 

O descarte irregular do entulho desqualifica a paisagem
local.
De acordo com o diretor, a coleta do lixo é de obrigação da prefeitura que segue uma escala de horários em que o carro do lixo passa nos bairros. No Jardim Primavera, a coleta do lixo é das 18 horas até ás 20h30. “É importante que os moradores respeitem os horários da coleta do lixo, pois evita que cachorros e outros animais espalhem os resíduos sólidos pelo bairro”. Finaliza. 

De acordo com o Código de Posturas do Município (Lei 1.331/85), o lixo da habitação deve ser descartado em vasilhas apropriadas, providas de tampa para ser removido pelo serviço de limpeza público. E não são considerados como lixo os resíduos de fábrica e oficinas , os restos de matérias excrementícios , os restos  de ferragem das coxeiras e estábulos, resíduos das casas comerciais, terra, folhas e galhos dos jardins e quintais particulares. Estes resíduos devem ser removidos adequadamente pelos respectivos comerciais, inquilinos ou proprietários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário