quinta-feira, 19 de junho de 2014

Harmonia e interação entre vizinhos colaboram para ampliar a segurança domiciliar


O medo de roubos à residência e a sensação constante de insegurança têm assuntado bastante itabunenses. No Bairro Jardim Primavera, por exemplo, os moradores estão investindo cada vez mais em grades, câmeras de vigilância, alarmes, seguranças particulares, cães ferozes e todos os tipos de equipamentos para tentar garantir a proteção e poder viver com mais tranquilidade. Mas será que só isso basta?

O médico Osvaldo Pereira não gostaria de ter grades em
sua casa
O médico Osvaldo Pereira, morador do bairro há 35 anos, viu toda a transformação do local e comenta que não gostaria de grades, nem câmeras em sua casa, mas que esta foi a solução encontrada para inibir a ação de criminosos. “Em Itabuna não temos segurança, fizemos isso para amenizar a situação”, declara.
 Já o empresário Leandro de Castro, que reside no Jardim Primavera há 25 anos, acredita que além das medidas comuns de proteção, o diferencial para aumentar a segurança é a boa convivência entre os moradores. Segundo ele, o policiamento em toda cidade é muito precário, entretanto, as pessoas, além de esperar pela ação da polícia e da prefeitura, devem ser menos isoladas e mais próximas. “Acredito muito que nós, moradores, podemos ser mais participativos, mais unidos e não simplesmente ficar á mercê da bandidagem, esperando que terceiros venham nos defender”, comenta.

Leandro também fala sobre a importância da criação de grupos para promover a harmonia e interação entre os vizinhos. “O grupo Praça das redes sociais, cria medidas preventivas e corretivas em prol da melhoria da comunidade”, conclui.
Para o empresário Leandro de Castro o diferencial para aumentar
a segurança é a boa convivência entre os moradores

Do mesmo modo, o Subcomandante do 15º Batalhão da Policia Militar, Major Rocha, ressalta a importância do bom relacionamento entre os cidadãos. “Nós vivemos em comunidade, se não temos uma boa convivência dentro dela, aumentamos o problema nos momentos de dificuldade. Assim como temos a necessidade de ajuda em casos de doenças, é bom que tenhamos sempre alguém próximo que possa ajudar ou pelo menos possa solicitar o socorro quando for necessário”, afirma.

Segundo o Major, existem diversos planos de atuação da polícia com a comunidade, onde as parcerias com os moradores fazem diferença. Sistemas de atuação como, o Ronda nos Bairros, as Bases Comunitárias, as distribuições das viaturas, além de outros sistemas implantados, possibilitam uma maior interação dos policiais com a comunidade. O subcomandante lembra da importância do registro do boletim de ocorrência. “É com ele e com todas as denúncias e ligações, que a policia direciona suas ações em busca da ‘mancha criminal’, ou seja, onde existem as ações de criminosos ou usuários de drogas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário