quinta-feira, 19 de junho de 2014

As grades virtuais



O medo se tornou uma sensação contínua em todos nós. Nas ruas, em casa ou em qualquer lugar, estamos o tempo todo desconfiados e prontos para nos defender a qualquer momento. Tráfico de drogas, pequenos assaltos, invasões de domicílios são fatores que nos assustam cada vez mais e nos fazem, ininterruptamente buscar mecanismos de segurança os mais diversos possíveis. Além da Polícia Militar, assegurada pelo Estado, pagamos vigias noturnos, disponibilizamos sistemas de vídeo monitoramento, implantamos cerca elétrica em nossas casas, criamos cachorros ferozes e ainda elevamos os muros de nossas residências, vivendo em verdadeiras redomas.

Mas, de tão assustados, esquecemos um fator importante de proteção: a boa convivência entre os moradores de uma comunidade, que podemos chamar de grade virtual. Ou seja, um ciclo de interações harmoniosas entre vizinhos que pode culminar em um poderoso sistema de proteção. 

Nesse sentido, a matéria destaque desta segunda edição do JP Notícias –Harmonia e interação entre vizinhos colaboram para ampliar a segurança domiciliar – traz como tema a importância da maior integração entre os moradores de um bairro como mais uma forma de proteção. O objetivo do texto é mostrar que as boas relações entre as pessoas aumentam a sensação de tranquilidade, tornando-se um fator importante para inibir a ação de bandidos, reduzindo o índice de invasão de domicílios no bairro.

No texto, os estudantes repórteres entrevistam moradores e conversam com o Subcomandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, Major Rocha, sobre o assunto, mostrando exemplos de como é possível os residentes de uma rua desenvolverem um mecanismo de proteção mutua. A reportagem traz também um quadro, descrevendo atitudes de precauções que os moradores do Jardim Primavera tomam para resguardar suas residências quando estão fora, com comentários do subcomandante.

Desse modo, além de informar, a reportagem apresenta orientações do especialista sobre métodos para ampliar a segurança local. O JP Noticias é um jornal produzido pela parceria entre a Associação de Moradores do Jardim Primavera e o curso de Comunicação Social da Unime-Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário