sexta-feira, 28 de março de 2014

Associação promove I Feira de Saúde e Cidadania

A Feira acontecerá na sede da Associação e Praça Adjacente
A fim de mobilizar a comunidade do Jardim Primavera e bairros circunvizinhos para as questões de saúde e defesa dos seus direitos a Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera em parceria com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde promoverá, promove das 8 às 14 horas do próximo sábado (29), uma Feira de Saúde e Cidadania com ações de prevenção a vários tipos de doenças, fornecimento de serviços de beleza e apresentações culturais. O evento será realizado na sede da Associação, próximo ao campo de futebol do bairro Jardim Primavera e visa, entre outras coisas, intensificar o controle e o combate ao mosquito Aedes aegypti, já que o bairro conta com o alto índice de infestação.
O atendimento gratuito às famílias será feito por dois médicos, sendo um oftalmologista e um ginecologista, além de enfermeiros, técnicos em enfermagem, manicures e cabeleireiros. Na área de saúde serão oferecidos serviços de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, prevenção do glaucoma, exames ginecológicos, vacinação contra HPV e palestras para todos os públicos.
O trabalho está sendo organizado pela diretoria da associação junto com a equipe de Educação em Saúde do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde e conta com o apoio de instituições como Unine, FTC, Instituo de Olhos Beira Rio, Grupo Velanes, Ballet Elle Bitencourt e Bibocas Cabeleireiro, alem da ajuda dos comerciantes do bairro.
Para Izabel Cristina, vice presidente da Associação, a Feira de Saúde e Cidadania é importante não só pelos serviços que serão prestados mas também pela mobilização da comunidade e parcerias estabelecidas. “Manter uma relação mais próxima com os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes da Dengue e com o Posto de Saúde do bairro é essencial na busca de melhorias no atendimento de saúde para os moradores do bairro”, afirma.

A coordenadora da equipe de Educação em Saúde, Michela Pitombo Araújo, diz que o mutirão de serviços é essencial aos moradores pela promoção à saúde, orientação e o acesso à informação repassada por profissionais das mais diversas categorias. “O evento também é importante porque objetiva transformar em mobilizadores sociais no projeto de prevenção e combate a dengue no município, as famílias e as lideranças do bairro”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário