quinta-feira, 19 de junho de 2014

Ampliação do Zélia Lessa dá nova dinâmica à cultura em Itabuna

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) reinaugurou no dia 10 de abril, o Teatro Zélia Lessa, no centro da cidade. A antiga sala que foi praticamente demolida, ganhou banheiros confortáveis, camarim completo, palco móvel e novo sistema de ventilação, recomposição da área externa (praça de lazer e cultura), pista tátil (para uso das pessoas com deficiência visual) e o espaço para a plateia foi ampliado, passando de 50 para 150 lugares, mas a estrutura arquitetônica do prédio foi completamente preservada
Outro detalhe importante foi a recomposição do telhado. Segundo o presidente da FICC, professor Roberto José da Silva, “essa era a parte que mais nos preocupava, pois o telhado estava para cair a qualquer momento. Retiramos tudo e fizemos uma nova cobertura, com telhas ecológicas”. Silva disse ainda que as intervenções, totalmente realizadas com recursos da fundação, devolve à Itabuna a capacidade de explorar o potencial artístico que possui, ratificada com a proposta de gestão compartilhada mantida com a Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate).

A presidente em exercício da Acate, Eva Lima Machado, afirmou que “o Teatro Zélia Lessa deve constituir-se como palco de grandes apresentações, espetáculos memoráveis. Nossa proposta é a de recolocar a cidade de Itabuna no patamar que ela merece em termos de apoio e incentivo ao teatro e à cultura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário