quarta-feira, 18 de junho de 2014

Por uma comunidade mais comunitária

A vida em comunidade nunca foi tão complexa como nos tempos atuais. Além das mil e uma tarefas do cotidiano e da promoção do nosso próprio bem estar, temos que nos preocupar com problemáticas que são de ordem governamental como segurança, saúde, educação, infraestrutura urbana, o bem estar coletivo e tantas outras questões que, imperceptivelmente, nos impedem de interagir com o próximo e ampliar as esferas da convivialidade, até mesmo com os vizinhos mais próximos. Estes, aliás, muitas vezes nem encontramos.  Cercados em nossos muros – físicos e mentais – estamos cada vez mais ilhados em temores sociais, verdades pessoais e propósitos econômicos que nos individualizam e enfraquecem a vida comunitária. 

Portanto, a matéria de destaque desta primeira edição do JP Notícias não poderia ser outra, a não ser uma convocação para retomarmos os sentidos da participação popular e da democracia, com a proposta de construção de uma sociedade mais humanizada. Se atualmente não temos tempo para comentar os detalhes da novela ou as notícias importantes do dia com o vizinho, podemos, sim, usar das ferramentas políticas, tecnológicas e informacionais para exercermos nossos direitos e obrigações de cidadãos. E no bairro, um dos mecanismos que deve fomentar essa cidadania é, sem dúvida, a Associação de Moradores.
Desse modo, na matéria intitulada ‘‘Participação popular e democracia definem a administração comunitária’’, os estudantes repórteres aprofundam o conceito de bairro, falam de democracia e em entrevista ao presidente da Associação de Moradores do Jardim Primavera, Tácio Dê Boaventura, mostram a situação da associação, pontuam iniciativas importantes para a promoção do bem estar coletivo e destacam alguns projetos em elaboração.

Esta e todas as matérias desta edição foram pensadas e produzidas pelos estudantes do 5º semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Unime Itabuna, como atividade da disciplina Jornalismo Especializado II. Em cada página, o leitor vai encontrar reportagens aprofundadas, com depoimentos de especialistas  sobre temas relevantes para a construção de uma vida mais digna. O propósito deste jornal, fruto da parceria entre a Associação de Moradores e o curso de Comunicação Social da Unime, é usar a informação como ferramenta para a promoção de mais interação entre as famílias do bairro, apresentar soluções para questões do dia a dia, propor debates públicos sobre temáticas da cidade e do mundo, elevar a autoestima de todos e, principalmente, colaborar para a construção de uma comunidade mais comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário