quarta-feira, 18 de junho de 2014

Atividades físicas promovem mais qualidade de vida aos idosos

Uma das principais preocupações hoje em dia é com o bem estar, especialmente quando as pessoas atingem a melhor idade, a partir dos 60 anos. Entre várias ações que podem promover uma boa qualidade de vida nesta etapa, destaca-se a prática de atividades físicas. Dança, aeróbica de baixo impacto (bicicleta e esteira), musculação especializada, yoga, pilates,caminhada e ginástica em geral são atividades que podem ser realizadas por qualquer cidadão nessa faixa etária.

Contudo, o educador físico Thiago Mendonça ressalta que toda atividade esportiva na melhor idade deve ser supervisionada. “Ter o acompanhamento de um profissional que indique os exercícios adequados é essencial. Um idoso não possui estrutura física para fazer abdominais, por exemplo, ou exercícios mais pesados. Além disso, o educador vai trabalhar para corrigir a postura, auxiliar na execução dos movimentos, do alongamento, verificar se as roupas e caçados estão apropriados e demais aspectos importantes para a realização da atividade”, afirma.
O educador físico Thiago Mendonça ressalta que toda atividade esportiva na melhor idade deve ser supervisionada.




















Após sofrer um infarto, há três anos, o odontólogo Derivaldo de Andrade realiza caminhadas rotineiras entre as segundas e sextas-feiras, e conta como a prática física auxilia no seu bem estar. “Hoje me sinto mais disposto para realização de qualquer atividade e sei que os riscos de sofrer outro infarto são menores. Imagino até que se adquirisse o hábito antes, talvez não tivesse nem acontecido o incidente”, relata.

Segundo a fisioterapeuta Liana Kaline Vitor Camboim, bem estar significa ficar de bem com a vida, incluindo desde a liberação de hormônios, passando pelo equilíbrio físico e emocional, até a promoção de um bom estado psicológico.“Se você está bem com o seu corpo, você vai aliviar as tensões, os problemas, melhorar a autoestima, diminuindo o risco de depressão. É uma melhora não só física como também psicológica”, ressalta. E o psicólogo Alessandro Peixoto confirma o efeito da atividade física no bem estar dos seres humanos. “A prática de exercícios libera hormônios como a endorfina, que dão a sensação de prazer, alivia o cansaço, o estresse, e uma série de benefícios não só para o corpo, como também para a mente”, informa.

Prevenção

A atividade física, em especial na vida dos idosos, tem papel principal de prevenção, uma vez que estes sofrem danos físicos por conta do tempo, o que é natural do corpo humano. “Tem os problemas de equilíbrio, depressão, osteoporose, hipertensão e diabetes entres outros fatores específicos da idade. A atividade física vem promover um bem estar na parte motora, estrutural e psíquica do idoso” confirma Liana Kaline.

Do mesmo modo, o educador físico Thiago Mendonça, também concorda que a prática de exercícios é a melhor prevenção contra doenças. “Uma pessoa que possui o hábito de realizar atividades rotineiramente, corre risco menor de ter uma hipertensão, tem maior controle sobre os níveis pressóricos (níveis da pressão arterial), melhora a atividade da corrente sanguínea e os batimentos cardíacos”.

Ainda, o profissional destaca uma melhoria nas ações diárias. “O exercício físico facilita movimentos cotidianos como levantar, agachar, conseguir ser independente”.  Mendonça atenta ainda para a importância da alimentação. “Alimentos ricos em carboidratos, fibras, proteínas, frutas e verduras, além de muita água, devem compor o cardápio de quem pratica exercícios. Entretanto, é aconselhável um período de 45 minutos entre a ingestão do alimento e a prática da atividade”.

Amigo do Idoso

No Bairro Jardim Primavera, a Associação de Moradores apoia o projeto Amigo do Idoso, cuja função é facilitar o acesso de quem busca a prática física. “Cadastrados nós temos cerca de 100 pessoas que dividido em sessões recebem acompanhamento fisioterapêutico” informa uma das coordenadoras do projeto, Iandrina Nunes da Silva.

As atividades são realizadas no salão paroquial da Igreja Nosso Senhor do Bonfim nas terças e sextas-feiras,às 8 horas, e todas as quintas-feiras às 14horas. Além disso, são promovidos encontros quinzenalmente, aos sábados, sempre a partir das 14 horas.

Segundo Iandrina, o projeto também promove festas em aniversários dos integrantes do grupo, datas comemorativas, como o dia do idoso, dos pais e dia das mães. “Sabemos que todo idoso precisa ter um acompanhamento, cuidados na alimentação, repouso, nós fazermos o que está ao nosso alcance para ajudar” conclui Iandrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário