quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sistema de videomonitoramento promete ampliar segurança

A Integração de câmeras para o desenvolvimento de um sistema de videomonitoramento é um projeto em andamento da Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera. A operação consiste na instalação de equipamentos eletrônicos de segurança - desenvolvidos por tecnologias digitais – em pontos estratégicos que, na ocorrência de assaltos, crimes ou de violação do patrimônio público ou privado, enviará os sinais de alarme e imagem diretamente à Central de Operações 24 horas da Associação, que poderá ter ligação direta com a Polícia Militar. Na central, ficarão registrados hora e local do fato.
Projeto prevê implantação de câmeras de monitoramento em todo o Jardim Primavera.

Com o processo, ficará mais fácil para a PM agir em defesa da população.  Primeiro, os agentes efetuarão, em poucos segundos, uma minuciosa verificação nas imagens para descobrir o motivo do acionamento do sistema, podendo em seguida tomar as medidas específicas para resolução do caso, reduzindo o tempo de investigação. Segundo o tesoureiro da associação, Júlio Pinheiro, todo o Jardim Primavera será monitorado diariamente. “A ideia é cobrirmos todas as vias do bairro, sendo que nas ruas deverão ser instaladas quatro câmeras e, em cada caminho, três,” diz o tesoureiro.

Segundo Pinheiro, o projeto está em fase final de elaboração e o próximo passo é a formação de parcerias para a implantação do sistema de videomonitoramento. “Os moradores estarão mais seguros, considerando inclusive que o sistema também inibe a ação do marginal que terá dificuldades em burlar a vigilância digital, sem falar que, para o comerciante, a operação é ótima porque seu empreendimento também ficará seguro. Então, o monitoramento eletrônico é bom para todo mundo, é um projeto que vai beneficiar a todos”, ressalta Pinheiro.

Para os moradores, o sistema irá suprir uma lacuna no processo de segurança, ao promover uma comunicação direta com a PM. O funcionário de um frigorífico do bairro, Marivaldo Manoel dos Santos, por exemplo, diz que há muito tempo o Jardim Primavera necessita de uma ação mais efetiva para coibir a ação dos vândalos e marginais. “É preciso mais segurança no bairro. Muita gente é assaltada até no ponto de ônibus em horários de movimento, como às 6h30 e às 18h30. Eu acho isso um absurdo”, reclama.
Providências emergenciais

Enquanto busca parcerias para a execução do projeto de videomonitoramento, a Associação dos Moradores tem tomado providências emergenciais para a promoção da segurança pública. Com o objetivo de reduzir e inibir os constantes assaltos ocorridos no bairro, foi criado um programa de vigilância comunitária que estabelece uma ligação direta com a guarnição da Polícia Militar – o Corrente da Paz. “Nós moradores vigiamos a casa um do outro e em cada rua nós temos uma pessoa que tem comunicação com a guarnição da PM que está de serviço no bairro ou nas proximidades. Esse telefone de contato não é aberto, só algumas pessoas possuem. Com isso, a gente consegue agilizar a comunicação e diminuir o risco de assaltos e roubos que enfrentamos”, explica o presidente da associação, Tácio Dê Boaventura.

O presidente diz que a população colabora com a segurança a partir da contratação de vigilantes noturnos, que fazem a ronda diariamente nas ruas da comunidade, mas chama a atenção para a necessidade de denunciar e registrar queixas nos órgãos de segurança sobre as ocorrências. “Documentar a ocorrência é uma coisa muito importante, mesmo que você não recupere aquilo que foi roubado. Quando você deixa de registrar uma queixa você deixa de noticiar as estatísticas oficiais sobre aquele fato. Ou seja, os problemas estão acontecendo no bairro, mas oficialmente não tem nada, então quando você chega para a polícia militar ou civil eles dizem que o bairro está tranquilo. Por isso que, por mais que seja um roubo insignificante, é importe fazer o boletim de ocorrência”, atesta Boaventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário