quarta-feira, 18 de junho de 2014

Banco de Sangue de itabuna atende a 196 municípios regularmente


O captador de doadores do Banco de Sangue de
Itabuna, Adelson Bispo, destaca que doar sangue é
salvar vidas; é um gesto de solidariedade e de amor
imensuráveis.
O Banco de Sangue de Itabuna é um dos mais importantes da região, pois atende diversos municípios do interior do Estado. Segundo o último censo demográfico de 2012, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 196 municípios baianos dependem da instituição para realizar procedimentos de média e alta complexidade. Entre essas localidades,  estão Itajuipe, Buerarema, Coaraci, Itapitanga, Camacã e Valença.

Esse contingente gera dificuldades para o Banco de Sangue de Itabuna suprir toda a demanda, principalmente pela carência de voluntários. O captador de doadores da instituição, Adelson Bispo, informa que é preciso um estoque regulador de 1.400 bolsas mensais. Entretanto, a realidade é diferente. A coleta no município gira em torno de 900, 1.000 a 1.200 bolsas por mês, o que corresponde a uma média de 35 doações diárias. “Enfrentamos dificuldades por não conseguir alcançar nossa meta. No município, cerca de 60 bolsas de sangue são utilizadas diariamente em procedimentos cirúrgicos, tratamentos de hemodiálise, entre outros”, relata Bispo.

Outro problema encontrado, segundo o captador, é em relação aos grupos sanguíneos negativos, que são mais difíceis de ser encontrados.  “Para uma bolsa de 'O-', temos que colher em média 120 doadores, e para o grupo sanguíneo 'AB-', ainda mais raro, a relação é de um para 500 doadores. Isso dificulta a nossa capacidade do banco em suprir toda a população, principalmente pela falta de doadores”, afirma o captador.

Conforme explica a coletora do Banco de Sangue, Márcia Virginia, a maioria dos doadores é de reposição, ou seja, aqueles amigos e parentes, que são solicitados para doar a um paciente específico com o objetivo de recompor estoques. “Por isso, a unidade investe em campanhas para conseguir voluntários, que têm a consciência de que existe gente precisando e que vêm continuamente, sem precisar de um convite”, comenta a coletora.

Doador há mais de 20 anos, o senhor Valdemildes Santos, reconhece a importância da ação para ajudar o próximo. "Sempre que alguém precisa estou pronto para ajudar. Se todos fizessem a mesma coisa, a Santa Casa não ficaria sem sangue no banco", afirma. Dona Ivonete Alcantara, também doadora há muitos anos, fala que sempre que alguém precisa, ela está disposta a doar. "Doando sangue eu posso está salvando uma vida, contribuindo para saúde pública e ajudando o próximo", conclui dona Ivonete.

Triagem

Antes da doação é necessário que a pessoa realize uma triagem clínica, para saber se pode ou não colaborar. Neste processo, o candidato é submetido a um teste rápido para verificar o batimento cardíaco, pressão arterial, peso, entre outros. Além disso, o indivíduo responde sob sigilo, questões sobre possíveis riscos a que pode ter se submetido nos últimos tempos, como doenças recentes, uso de drogas e prática sexual sem proteção. Isso ajuda a assegurar a saúde do doador e do receptor.

Segundo a enfermeira Michele Meneses, responsável pela triagem do Banco de Sangue de Itabuna, durante esse processo, é muito importante que o doador seja o mais sincero possível, pois isso vai garantir que esse sangue chegue com mais segurança e qualidade para todos os pacientes. "Por mais que faremos exames na bolsa de sangue, dependemos da sinceridade desse doador", explica Michele.

Doação

Uma estatística da Organização Mundial da Saúde (OMS), diz que apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. A recomendação é que pelo menos 5% da população sejam doadores frequentes.
Para ser um voluntário é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos (menores de idade precisam de autorização do responsável legal), pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado, não ter comportamento de risco (sexo e drogas) e levar um documento original com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH). Também é necessário respeitar os intervalos para novas doações - homens são 60 dias, e mulheres 90.

Compatibilidade sanguínea 

O teste de compatibilidade sanguínea, feito antes de uma transfusão de sangue e de uma possível doação de órgãos, é muito importante para saber se há alguma reação ou semelhança entre o sangue do doador e receptor. Caso haja alguma reação, ocorre a chamada incompatibilidade sanguínea, e nesse caso um indivíduo não pode fazer qualquer doação de sangue ou órgãos ao outro indivíduo.

No site www.drauziovarella.com.br, o doutor Silvano Wendel Neto, médico e diretor do Instituto de Hemoterapia do Hospital Sírio-Libanês (São Paulo/SP), explica como ocorre o processo de compatibilidade sanguínea.  Conforme o profissional, “do ponto de vista clínico, o sistema ABO é de longe o mais importante. Por exemplo, pessoas do grupo 'O' apresentam naturalmente anticorpos contra os grupos sanguíneos A, B, AB. Se receberem sangue de um desses tipos, destruirão essas hemácias. Isso pode gerar uma série de distúrbios: queda brusca da pressão arterial, insuficiência renal, coagulação intravascular disseminada, entre outros”, explica o doutor  Wendel Neto.

Banco de Sangue de Itabuna

O Banco de Sangue de Itabuna trabalha com diversos parceiros e desenvolve diversos projetos com o intuito de facilitar o acesso do doador até a instituição. Com a perda das unidades móveis de coleta, a captação hoje acontece em parceria com as igrejas, Organizações Não Governamentais (ONGs), associações de moradores, prefeituras, entre outros.

Alguns projetos já estão em ação, como a Caravana da Doação, que consiste na disponibilização de um transporte para pegar e levar os doadores. Mas também, já existe um projeto em tramitação na Câmara de Vereadores do município, que pretende fornecer um vale transporte para aqueles que querem fazer a doação de sangue.

“Doar sangue é doar vida, não existe nenhum outro componente que substitua o sangue, e é por isso que ele é aplicado na urgência e emergência. O sangue não é usado para fins terapêuticos e sim em casos realmente necessários. Então ao vir ao Banco de Sangue e dispor cerca de 40 minutos de seu tempo em uma doação você pode salvar até quatro vidas”, fala Adelson Bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário