quarta-feira, 18 de junho de 2014

Praças são locais de contemplação da natureza e interação social

 
Para deixar o Parque Keukenhof preparado para a
visitação, mais de 30 jardineiros plantam à mão cerca
de sete milhões de mudas de flores em um período médio
de três meses.
O crescimento dos centros urbanos restringiu as possibilidades de comunicação tradicionais, provocando a individualização do sujeito.  As relações sociais cada vez mais escassas carecem de locais onde as crianças, idosos e jovens possam realizar atividades conjuntas e ampliar seus laço afetivos.  Nesse sentido, em vários locais do mundo, as praças públicas são espaços que promovem interação social, tornando-se cada vez mais um instrumento de socialização e contemplação da natureza.

Um bom exemplo é o Parque Keukenhof, na Holanda, no continente europeu, conhecido como o Parque das Tulipas. A cada primavera, que começa no final de março no hemisfério norte, o local é aberto à visitação popular. O espaço fica situado entre Amsterdã e Haia, e possui uma área de 32 hectares repleta de flores (entre tulipas, jacintos e narcisos), permanecendo até maio. O campo é rodeado de jardins, lagos –  onde os visitantes podem realizar passeios de barco – esculturas, parquinhos e minifazendas para as crianças. Há ainda ciclovias, restaurantes e lojinhas, tudo para fazer da primavera um grande evento.

O professor João Paulo Silveira, morador do município de Vitória da Conquista, conta que esteve no parque em 2008 e afirma que o que mais lhe encantou foi o aroma agradável do lugar. “Eu imaginava que iria espirrar, pois sou alérgico, mas nem espirrei”, lembra. João precisou visitar o Keukenhof duas vezes porque no primeiro dia acabou chovendo, o que não é normal para a época; mas, no segundo dia, fez um passeio de bicicleta entre as flores com a prima e a tia. “Demos muita risada, pois uma tia que nos acompanhava não sabia andar de bicicleta e nós a empurramos para que ela pudesse ter a sensação de pedalar entre as flores”, diz João Paulo.

No Brasil, existe um município chamado Holambra, situado em São Paulo, que possui cultura semelhante à holandesa. Com dez mil habitantes, o local é conhecido pela alta produção de flores. O turismo na cidade tem crescido cada vez mais por conta da floricultura, e é justamente por isso que há campos turísticos repletos de flores, bem parecidos com o Parque Keukenhof. Além disso, Holambra faz exposições pelo Brasil todo, inclusive na Bahia.

Jardim Primavera  

É com inspiração nesses locais que as praças do Jardim Primavera podem virar verdadeiros jardins. O presidente da Associação de Moradores, Tácio Dê Boaventura, informa que está em busca de empresas parceiras para a promoção de melhorias. “Estamos também tentando o apoio dos moradores e cobrando ações da Prefeitura Municipal”, afirma Boaventura. “De concreto, temos a limpeza desses espaços, o cuidado com o campo e estamos começando a urbanização da praça da sede da associação”, informa o presidente, lembrando à população que estes espaços coletivos não são locais de descarte de entulho nem de resíduos sólidos (lixo). “É preciso seguir o código de conduta da Prefeitura Municipal” atenta.

Segundo Boaventura, outro problema que atinge o Jardim Primavera é que alguns moradores estão invadindo a área dos espaços públicos para ampliar o terreno de suas residências. “Neste caso, o infrator está sujeito à notificação, multa e destruição do que foi construído. Além disso, a prefeitura pode entrar com o pedido de ressarcimento”, alerta. “As nossas praças foram planejadas pelo governo do Estado, no período da implantação do conjunto habitacional Urbis, justamente para ser espaços de socialização, e estamos atuando para  transformar o que resta ainda em espaço de lazer e de convivência, atribuindo o real sentido das praças”, conclui Tácio Boaventura.

A Associação de Moradores do Jardim Primavera está buscando parcerias para tornar as praças do bairro mais bonitas e atrativas para fomentar a socialização.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário